Trocas e Devoluções
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TROCAS E DEVOLUÇÕES

 
CONDIÇÕES GERAIS
 
O Amigo Estradeiro é um marketplace de autopeças que facilita a comercialização de produtos do segmento automotivo pesado. Nosso compromisso é garantir a sua total satisfação. Para isso, nossa Política de Trocas e Devoluções está baseada na Lei nº 8.078/90, o Código de Defesa do Consumidor, e deverá ser seguida por todos os lojistas do marketplace Amigo Estradeiro
 
RECEBIMENTO DO PRODUTO
 
No momento da entrega, o consumidor pode recusar o recebimento do produto caso verifique alguma das condições abaixo:
 
– Embalagem aberta ou avariada;
 
– Produto avariado;
 
– Produto em desacordo com o pedido;
 
– Falta de componentes.
 
Encontrando uma dessas condições, você pode recusar o produto, notificando na NF o motivo do não recebimento do produto. Caso você só perceba isso após o recebimento do produto, por favor, entre em contato com o Atendimento ao Cliente do Amigo Estradeiro em até 72 horas, em um dos nossos canais de atendimento (sac@amigoestradeiro.com.br).
 
         
TROCA OU DEVOLUÇÃO
 
O prazo para realizar a troca ou devolução do produto é de 7 dias corridos, a contar da data de entrega. Nesse período, se o produto apresentar defeito, ou se você não estiver satisfeito com a compra, entre em contato com o Atendimento ao Cliente do Amigo Estradeiro (sac@amigoestradeiro.com.br). Vamos intermediar o processo de troca ou devolução com o lojista responsável pelo produto da compra.
 
– É importante que o produto seja devolvido com a embalagem original, ou a mesma que você recebeu o produto;
 
– O cliente deve informar a intenção de arrependimento da compra por um dos canais do Atendimento ao Consumidor do Amigo Estradeiro (sac@amigoestradeiro.com.br) em até 7 dias corridos, após o recebimento do produto;
 
– O produto e a embalagem devem ser mantidos, conforme o modelo original. E não pode apresentar indícios de uso ou avaria;
 
– A devolução do produto deve ser feita em sua embalagem original, acompanhado de Nota Fiscal de compra;
 
– O cliente deverá acondicionar o produto na embalagem, de forma que o produto esteja protegido contra danos;
 
– O custo de troca, devolução por arrependimento ou desistência será da Loja Virtual responsável pela venda. O Amigo Estradeiro intermediará a tratativa do consumidor com o lojista, para que o processo ocorra de forma harmoniosa e de acordo com a legislação;
 
- Caso você tenha que proceder com outra troca, o custo do frete será por sua conta e o valor dependerá do CEP de origem/destino;
 
- O produto devolvido será submetido à análise de qualidade após sua chegada ao centro de distribuição. Essa análise pode levar até 7 úteis contados a partir da chegada do produto. Após análise, você será notificado do processo de restituição do valor.
 
Atenção: Reservamos o direito de recusar a devolução caso o(s) item(ns) devolvido(os) não se enquadrem nos critérios acima, apresente indícios de uso ou avarias. Neste caso, nossa loja fica dispensada de aceitar a devolução e lhe devolver o produto sem consulta prévia
 
DEVOLUÇÃO POR ARREPENDIMENTO
 
De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem o direito de se arrepender da compra, comunicando a desistência ao vendedor. Observe as regras de troca ou devolução.
 
ONDE E COMO SOLICITAR UMA TROCA OU CANCELAMENTO?
 
 
Para solicitar a troca ou cancelamento de uma compra, entre em contato com a nossa área de Atendimento ao Consumidor do Amigo Estradeiro através do seguinte canal:
 
(sac@amigoestradeiro.com.br)
 
Atenção: após o primeiro contato, sua solicitação de troca ou devolução deve ser formalizada por e-mail conforme instruções da equipe de suporte para dar sequência no protocolo.
 
FORMAS DE RESTITUIÇÃO
 
- Estorno do valor:
Se você realizou o pagamento do seu pedido com cartão de crédito e solicitou a restituição do valor pago, realizaremos o estorno direto no cartão.
Assim que o produto devolvido retornar ao nosso estoque e passar pela análise de qualidade, enviaremos uma solicitação de estorno para uma administradora do seu cartão de crédito.
 
- Reembolso do valor:
Se você realizou o pagamento do seu pedido com boleto bancário ou pix e solicitou a restituição do valor pago, realizaremos um DOC na conta corrente do titular do pedido. Portanto, é necessário ficar atento ao CPF do titular da compra.
No ato da solicitação da devolução, você deve informar seus dados bancários. Assim que seu pedido retornar ao nosso centro de distribuição e passar pela análise de qualidade, o DOC será realizado em até 10 dias úteis.
 
 
PROTOCOLO DE TROCA E DEVOLUÇÃO
 
Conforme estabelecido no contrato de vendedores, a troca e/ou devolução fica a critério do vendedor. Com ênfase nessa informação, a Amigo Estradeiro fica responsável por intermediar a comunicação entre vendedor e consumidor.
 
INSTRUÇÃO E PROCEDIMENTO DE TROCA E DEVOLUÇÃO:
 
 Acesse sua conta Amigo Estradeiro.
Encontre o pedido em “meus pedidos”, encaminhe o número do pedido e o SKU (código identificador de produto) do item que deseja a troca ou devolução.
Indique ao Sac o motivo da troca ou devolução através do e-mail (sac@amigoestradeiro.com.br). Aguarde nossas instruções em até 02 dias uteis. 
Após análise da sua solicitação, a equipe Amigo Estradeiro enviará o passo a passo de como ocorrerá a troca ou devolução, de acordo com os critérios de cada vendedor do produto, em até 7 dias uteis.
 
*Observe que o consumidor não receberá o reembolso ou troca a menos que o produto que está devolvendo seja do mesmo pedido. (Se tiver vários pedidos, certifique-se de não confundir os pedidos).
 
 
As regras de troca e devolução para produtos vendidos e entregues na Amigo Estradeiro, são baseadas no Código de Defesa do Consumidor.
Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.
 
Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:
I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;
II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;
III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.
 
Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:
I – trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis;
II – noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
§ 1° Inicia-se a contagem do prazo decadencial a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços.
§ 2° Obstam a decadência:
I – a reclamação comprovadamente formulada pelo consumidor perante o fornecedor de produtos e serviços até a resposta negativa correspondente, que deve ser transmitida de forma inequívoca;
II – (Vetado). III – a instauração de inquérito civil, até seu encerramento. Código 23
 § 3° Tratando-se de vício oculto, o prazo decadencial inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito.